segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Comentários sobre o uso da parcimônia nas FILOGENIAS



A Parcimônia, no sentido da sistemática filogenética, foi durante algum tempo, a minha orientação na construção de filogenias. Uma herança do método henniguiano. Atualmente, eu tenho uma outra visão, com relação à construção de filogenias. Como já citei anteriormente, o ponto mais importante, nessas construções, é sem dúvida o entendimento amplo do grupo estudado. Não confio mais na parcimônia, ou no número de caracteres, isso nos levou a erros. Volto a falar da placenta e do leite. Esses caracteres, foram há muito tempo reconhecidos, pelos grandes zoólogos do passado. Aqueles que ao invés de métodos, privilegiaram o raciocínio. O conjunto de caracteres que estão ATRELADOS (isso é importante) à placenta e ao aleitamento, é único entre os MAMMALIA. 

A placenta, o leite e mesmo os pelos, estão associados a processos fisiológicos cíclicos. Os pelos, por exemplo, se associam à músculos, glândulas, e a vários aspectos comportamentais, que estão atrelados ao sistema nervoso, além de proteção e controle de temperatura. O leite e a placenta inclusive se associam entre si, e estão no centro da reprodução dos mamíferos.  
A PLACENTA dos MARSUPIALIA REPRESENTA UMA EVOLUÇÃO DA PLACENTA, UM ENCURTAMENTO NO TEMPO "placental".
Esse complexo sinapomórfico é resultante de uma compreensão, que deve servir de base para extrapolações em outros grupos de seres vivos. Em resumo é isso.
Prejuízos que o "uso indiscriminado" da parcimônia pode trazer: 1. mascara as tricotomias; 2. encurrala o raciocínio, quando a cara da natureza é outra, ou seja, a nuvem de caracteres.
Por que falo em "uso indiscriminado" da parcimônia ?
Porque a parcimônia é a única maneira de se determinar se uma característica é CONVERGENTE. No caso dos morcegos, por exemplo, eles não são AVES, porque compartilham conjuntos sinapomórficos amplos com os demais mamíferos e não com as AVES. Mas esse é um caso radicalmente definido.
Quando lidamos com organismos proximamente relacionados, a parcimônia mascara as TRICOTOMIAS e as distribuições de caracteres em MOSAICO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.