sexta-feira, 27 de março de 2015

EUTHERIA - FERUNGULATA (Carnivora-Artiodactyla-Perissodactyla)

ARBOREA - FERUNGULATA  (CARNIVORA-ARTIODACTYLA-PERISSODACTYLA) CANINES

Eu acho muito intrigante que existam vários casos de caninos muito desenvolvidos entre os Ferungulata. Casos como a morsa (Odobenus) e o narval (Monodon), por exemplo. Não existe uma continuidade filogenética, são casos isolados dentro de seus grupo, são evoluções localizadas, e nesses dois casos os dentes ficaram excepcionalmente longos, principalmente no narval.
Desconheço alguma coisa parecida tanto nos Cetacea, como nos Pennipedia, além desses, claro. Seria algo como uma "tendência" entre os Ferungulata? Veja este LINK.
Os caninos desenvolvidos de Smilodon também podem ser considerados como uma evolução especial. No entanto entre os Suina parecem representar algo mais abrangente, pois esse tipo de crescimento é observado em várias espécies de porcos e no hipopótamo. Entre os Ferungulata existem também casos de caninos de crescimento contínuo nos Tragulidae, Moschidae e nos Cervidae (Hydropotes, Muntiacus e Elaphodus). Veja este LINK.
Fora dos Ferungulata, existem os fósseis conhecidos como Thylacosmilus, ao que tudo indica um marsupial predador, que viveu na América do Sul durante o Mioceno e o Plioceno.
Phacochoerus
Babyrousa
LINK 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.