terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Uma nova espécie para o gênero Monodelphis, do grupo M. emiliae. - Monodelphis manauara


Certamente é uma espécie nova de Monodelphis da margem esquerda do Rio AMAZONAS.
Ao que tudo indica, esta espécie é relacionada à M. obscura, tanto pelas características que podemos observar, como pela localidade, uma área onde já ocorreu passagem de fauna, como indiquei no meu mapa das sub-regiões amazônicas. Agora são 22 espécies válidas no gênero.


- Monodelphis manauara sp. nova (do grupo M. emiliae), Pres. Figueiredo, Manaus, AM. Brasil - foto: Marcelo Madeira Martins.
Monodelphis manauara está na margem esquerda do Rio Amazonas, foi fotografada, e provavelmente coletada, na área metropolitana de Manaus, em Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas.
Essa espécie é sem duvida alguma, muito próxima de Monodelphis obscura. A sua pelagem é constituída por pelos curtos e rígidos, isso pode ser visto claramente nesta nítida fotografia. O fato dela estar na margem esquerda do rio Amazonas, onde nunca tinha sido coletada antes uma espécie do grupo Monodelphis emiliae, já é uma prova suficientemente boa, para considerá-la como uma nova espécie. Algumas especies já foram criadas com base em apenas uma ilustração, como é o caso de Saguinus fuscicollis cruzlimai Hershkovitz, 1966, descrito com base em uma pintura de Eládio da Cruz Lima. Essa foto é sem dúvida alguma um documento bem mais consistente, e está na margem esquerda do Rio Amazonas.







Monodelphis obscura GOMES, 1991

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.