terça-feira, 24 de março de 2015

Evolution of the Lower Molars - EUTHERIA



Depois de examinar uma quantidade significativa de exemplares de Monodelphis e passar 2 anos da minha vida medindo crânios, e posteriormente trabalhando essas medidas e comparando com outras espécies e gêneros. Cheguei a conclusão que os molares inferiores são mais conservadores que os superiores. Não parece muito lógico, mas os molares inferiores evoluem separadamente dos superiores. Provavelmente, o fractal embrionário se ramifica para formar a mandíbula e a maxila com uma pequena defasagem, de modo que a mandíbula evolua com um certo atraso. Vejam por exemplo na evolução de Marsupialia. Sinodelphys apresenta 4 molares superiores e 3 inferiores (lembrem-se que considero os primeiros molares dos Marsupialia como pré-molares molarizados). Houve a molarização do pré-molar superior antes do inferior.
Nos Canidae observei que existem 2 molares superiores e 3 molares inferiores. Houve perda do último molar superior. Particularmente em Speothos, houve a perda de dois molares superiores e 1 inferior. Isso é muito significativo. A evolução atua primeiro na maxila e depois na mandíbula, tanto no caso de modificação como de perda. Speothos é sem a menor dúvida um canídeo pedomórfico. Essa é mais uma evidência, mais um detalhe, que apoia a Teoria dos Fractais Alométricos. Como a pedomorfose é uma espécie de parada no crescimento, a perda de 2 molares superiores, em Speothos, reflete o desenvolvimento. Recentemente, quando examinei fotos de inúmeros Eutheria para fazer a filogenia (todos os crânios que encontrei na NET), observei exatamente isso: que os molares inferiores são mais conservadores. Compare a prancha dos molares superiores com a dos inferiores e comprove você mesmo. Veja que existe menos diferenciação entre os molares inferiores do que entre os superiores, isso é uma regra geral. Só mesmo uma pessoa com uma memória prodigiosa para lembrar de tudo que vê, mesmo depois de anos. Esse sou eu ! Muito FODA ! Bem...meu pai tem 90 anos e me supera em termos de memória. Ele é um verdadeiro exibicionista ! Atualmente  tenho 65 ....quase 66 !
Juramaia also has P5 molarized. In some way it can represents the ancestral form, that evolved [increased in complexity ] in Marsupialia.
The molariform P4 [M1 common sense] in Marsupialia is probably P5, often there is a diastema after P1, a indication that P2 maybe was lost. This diastema is present also in Eutheria (sensu Arcano), it can be considered a synapomorphy to Marsupialia+Eutheria [sensu Arcano].
The lower molars are more conservative then the upper molars in all Mammalia. See that there is less differentiation between the lower molars than between the upper molars, this is a general rule. see this LINKS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.